quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SCREAMS BREAK THE SILENCE, WAKING FROM THE DEAD OF NIGHT...

Ontem minha esposa e eu assistimos ao filme Atividade Paranormal 2 (Paranormal Activity 2 - EUA, 2010). O enredo do filme não é dos melhores. O que realmente impressiona é a construção das cenas de uma forma que se pretende realista. Não há trilha sonora nem efeitos especiais muito sofisticados. Mas você fica em alta tensão durante todo o filme.

Eu gosto de filmes que trabalhem de alguma maneira com o sobrenatural e acho muito interessante assistí-los porque é uma maneira de nos lembrarmos de que é possível que exista algo no além-túmulo; que por mais que tentemos, não temos todas as respostas e nem conhecemos todos os caminhos. E que cedo ou tarde, não interessa quais caminhos escolhemos seguir, inevitavelmente eles terminarão em um único lugar.

Sinto o mesmo em relação às músicas. As bandas de heavy metal são criticadas por exacerbarem os temas sobrenaturais, por falarem de coisas ruins e todo aquele "bla bla bla" que as pessoas inventam para escaparem sutilmente das sinucas de bico. Bandas como Balck Sabbath, Iron Maiden, Angra, o próprio Ozzy, são tidos como loucos pela maioria das pessoas exatamente por trabalharem com questões que pesam na consciência dos seres humanos (daí a nomenclatura popuplar do heavy metal: "rock pesado").

Em verdade, a temática desses músicos conspurca paradigmas e incide como um tornado sobre os castelos de cartas que as pessoas constroem para não fugirem do cotidiano, daquela situação confortável de "ignorante" sem opinião e que nos faz crer que tudo está em paz, tudo está em odem.

MENTIRA!!! NINGUÉM ESTÁ EM PAZ NESTE MUNDO E NADA ESTÁ EM ORDEM! O que, tendo o vista a capacidade assimilação do Capitalismo, é o mesmo que dizer "VERDADE!!! TODOS ESTÃO EM PAZ E TUDO ESTÁ EM ORDEM!

Sendo assim, aqui vai a minha seleção das treze músicas de heavy metal clássico e heavy metal mais “pesadas” em termos de letra e harmonia musical que já ouvi. Resolvi não impor nenhum tipo de ordem porque são músicas clássicas de todos os tempos, feitas por samurais, faixas vermelhas oitavo dan. Fui escrevendo conforme apareciam na minha mente perturbada e iam para os meus dedos.

MR. CROWLEY (Ozzy Osbourne): http://www.youtube.com/watch?v=pdlS7tab5rQ

THE HOUSE THAT JACK BUILT (Metallica): http://www.youtube.com/watch?v=qCHXYzjtWM8&feature=related

THE NUMBER OF THE BEAST (Iron Maiden): http://www.youtube.com/watch?v=q9kT37eIkaY

PERFECT STRANGERS (Deep Purpple): http://www.youtube.com/watch?v=gZ_kez7WVUU

BARK AT THE MOON (Ozzy Osboune): http://www.youtube.com/watch?v=CXko2YCuZa8




CREATURES OF THE NIGHT (Kiss): http://www.youtube.com/watch?v=waLwDDH79uk

CHILDREN OF THE GRAVE (Black Sabbath): http://www.youtube.com/watch?v=236Lquwq22A&feature=related

HALLOWED BE THY NAME (Iron Maiden): http://www.youtube.com/watch?v=J51LPlP-s9o

SWEET DREAMS (Marilyn Manson): http://www.youtube.com/watch?v=BHRyMcH6WMM

2 comentários:

  1. Bem... já estou preparando aqui a lista das minhas 13 melhores músicas da Xuxa de todos os tempos como resposta à sua lista das músicas que a gente ouve e se mata em seguida.
    A primeira, é claro, será o supremo clássico “Ilariê” e a segunda a bulería espanhola “Re-me-lê Xuxa”. RSRSRSRSRSRSRSRS

    Falando sério agora (RSRSRS): EXCELENTE seleção. Essas músicas realmente trazem algo de sobrenatural ora em suas letras, ora em suas melodias, ora em ambos aspectos.

    Eu concordo absolutamente com você que elas, de alguma forma, desestabilizam os paradigmas iluministas que ainda regem nossa sociedade (eu tinha que construir uma sentença a altura de “conspurca paradigmas e incide como um tornado sobre os castelos de cartas”, né?! rsrsrsrs).

    Essas músicas são manifestações do gótico no universo musical, e o gótico tem essa função: questionar os fundamentos da razão. Aliás, muitas delas emprestam textos góticos da literatura ou dialogam com eles, caso de “Spread your fire” do Angra, que dialoga com o Paraíso Perdido de Milton.

    Se você me permite, eu acrescentaria à sua lista ainda

    * “Psycho Circus”, também do Kiss
    * “Twisted Mind”, do Avantasia
    * “Rime of the Ancient Mariner”, do Iron Maiden
    * “Gethsemane”, do Nightwish
    * “The Black Halo”, do Kamelot
    * “Pharaoh”, do Edguy
    * “FullMoon”, do Sonata Arctica
    * “The Howling”, do Within Temptation

    Pronto! Agora você já tem oito músicas a mais que, somadas às suas e feitas as contas cabalísticas, resultam em 3, a Trindade.
    Você já pode, então, fazer um Ritual Negro para Tenebra e enviar toda a humanidade para os abismos de Spiritum. RSRSRS

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!

    Precisa ver se os abismos vão querer a humanidade rsrsrsrsrs!

    Gostei da sua lista, apesar de eu saber que você puxou a sardinha do Coleridge ao indicar essa música do Iron Maiden.

    Eu diria que essas músicas rompem com o próprio gótico porque elas chegam a renegar-se a si mesmas.

    ResponderExcluir