terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PETISTINHA DE MERDA!

Eu sou petista, sim! Acho melhor ser um petistinha de merda do que um tucano alienado, preocupado demais com o próprio dinheiro pra ver muito além do alcance do seu próprio nariz (e olha que o nariz é grande!). Vou contar uma historinha pra ilustrar isso: na minha cidade, existe uma cobrança de tarifa para estacionamento na região central. Eu não concordo, é claro, mas... pensando mais friamente, é válido por duas razões: primeiro, como uma medida para melhorar o trânsito e rotativizar o estacionamento no centro da cidade; segundo, e mais importante, porque temos em quem por a culpa em caso de furto, roubo, vandalismo etc. Infelizmente, essa medida é boa e ruim ao mesmo tempo... mas, cá entre nós, é necessária para melhorar alguma coisa, visto que as pessoas dispensam real atenção somente àquilo que mexe diretamente no bolso.

A administração do PT em comparação com as três administrações diretamente anteriores, é de longe a melhor delas. Há quem discorde dessa afirmação — que, diga-se de passagem, é perigosa de ser feita em público —, e, não contente em simplesmente discordar, quer demonstrar teatralmente porque discorda. Outro dia, estava eu parado no centro da cidade esperando um amigo, quando uma das agentes do estacionamento rotativo apareceu e percebeu que o carro estacionado atrás do meu não tinha o bilhete (o meu também não tinha, mas ela não viu). Ela colocou um aviso no pára-brisa do carro e foi embora. Alguns minutos depois, eis que surge o distinto senhor, dono do carro. Ele pegou o aviso e gritou em alto e bom som, enquanto rasgava e jogava pela rua os pedacinhos: “isso é coisa do PT! Olha o que eu faço com o PT (rasgando o aviso com raiva)... isso-é-P-T! Se fosse o Serra eu dava meu dinheiro!”.

Repare que ele não disse isso pra mim, porque não tinha me visto; nem pra moça da Área Azul; nem pra nenhum espectador na rua. Não havia ninguém ali naquela hora. Esses tucanos são tão covardes, que até pra perderem a paciência se certificam de que não há ninguém por perto, pra que não haja provas! Discordar é um direito inalienável, garantido pela Constituição... agora, por favor, se quer discordar faça-o nos órgãos competentes! O imbecil nem consciência ambiental teve, jogando papel na rua! Que bela filosofia essa do PSDB!

Porém, não sejamos injustos! Eu, mesmo sendo petista, não posso negar que o PSDB, com suas idéias, ideais, sua plataforma governamental, sua carta administrativa, é um partido muito bem estruturado e muito bem assessorado. É por isso que é a oposição mais forte diante do PT. Minha restrição com relação à base tucana é unicamente sua filosofia neoliberal que visa estabelecer metas administrativas como em uma linha de produção: querem acabar com o funcionalismo público concursado; querem acabar com a saúde de caráter público; querem acabar com direitos trabalhistas conseguidos à custa de muito suor e sangue; querem privilegiar o crédito estrangeiro; querem, de todas as maneira possíveis e impossíveis, transformar o Estado brasileiro em uma espécie de multinacional que não expande para o exterior, deixando antes que o exterior se amplie dentro dela, como acontece em certos países. E se essa empresa falir o que farão? Vão pedir concordata?

Isso não existe. A empresa pública é diferente de qualquer outro tipo de empresa, a começar por não visar lucro financeiro. Todo o dinheiro que nela entra deve ser retornado para a população na forma de infraestrutura e garantia do bem estar, embora a maioria dos políticos não pense dessa forma e desvie esse dinheiro para outros fins. Mas, aí, me desculpe, a culpa maior é do cidadão que não fiscaliza o destino do dinheiro que envia para os órgãos municipais, estaduais e federais. Quer uma prova? O segundo turno das últimas eleições, não por acaso, coincidiu com um feriado prolongado. E o que a maioria dos brasileiros eleitores fez? Viajou pra outras cidades pra aproveitar o feriadão, como se esse fosse o único feriado do ano em um país cuja cota de feriados excede a de qualquer outro.

Você fez isso? Que bom! Aproveitou bem a viajem?! Ótimo! Apenas me diga: desde quando vinha planejando viajar? Um, dois anos? É... eu entendo... com uma carga horária média entre quarenta e quatro e cinqüenta e duas horas de trabalho semanais é complicado encontrar uma brecha pra viajar com a família. Quantos anos você guardou dinheiro pra ir do interior de São Paulo ao Boqueirão da Praia Grande? Dois, três? Sabia que há deputados que viajam diariamente de norte a sul do país e se hospedam nos melhores hotéis das capitais? E você ficou em uma pousada? Gastou quanto? Quatro, cinco mil reais? Isso é o que muitos senadores ganham por dia...

Está vendo como é possível arranjar desculpa pra tudo? Brasileiro adora uma desculpinha. A melhor delas é “falta políticas públicas”, que pode ser desenvolvida pra uma ainda melhor “a culpa é do governo”. Concordo, mas... quem é que dá poder aos governos? A elite? Os mais ricos? Também, mas a maior parte desse poder vem do cidadão que digita cartão e cumpre, no mínimo, oito horas diárias de trabalho. Tanto trabalho, tanto suor, pra no fim, quando estiver com sessenta e cinco, setenta anos de idade, dos quais trinta, quarenta morreram no interior de uma fábrica ou escritório, receber uma merreca de aposentadoria. Mas não se preocupe! Eu não sou nada nem ninguém pra me intrometer na sua vida... afinal, vivemos em uma sociedade individualista onde cada um sabe de si. Só não reclame quando você precisar do Estado e encontrar o gabinete vazio. Se isso acontecer, um conselho: vá viajar.

2 comentários:

  1. como diria uma amigo meu: "votar no PSDB é o mesmo que ir em uma suruba com o pinto amarrado!"kkkkk

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKK!!!!!! Muito boa essa!!! Eu diria mais: ser "psdbesta" é o mais próximo que se pode chegar de "eunuco" sem o ser rsrsrs!!!

    ResponderExcluir