segunda-feira, 14 de março de 2011

A Vingança da Mãe Terra - parte I


Fomos avisados, sim, fomos muito bem avisados. Ao longo de séculos, a Mãe Terra nos alertou dos perigos a que nos exporíamos se continuássemos insistindo em nosso ritmo de vida frenético. Os avisos Dela foram além de qualquer limite, muito além do aceitável. Mas nós, em nossa estupidez, em nossa maldita ignorância e repugnante arrogância simplesmente nos fizemos de surdos e mudos... mais ainda: como criancinhas mimadas diante da mãe que nos quer orientar, fizemos-Lhe micagem, caçoamos do Seu instinto de proteção e cuspimos o mingau na Sua cara. Agora, Ela se irritou e há muito pouco a fazer para aplacar sua cólera.

Os últimos acontecimentos no Japão, a meu ver, deixam isso mais claro do que água. Mas sabem o que tenho a dizer sobre isso? Não aprendemos e nem vamos aprender. Se dependesse da globo, por exemplo, haveria mais umas seis ou sete tsunamis no Japão apenas para garantir os assim chamados “furos de reportagem”. As emissoras midiáticas do mundo inteiro ganharam bilhões com as suas “coberturas completas” em tempo real. Eu pergunto a vocês, porcos malditos, onde estavam com sua “tecnologia de tempo real” quando a tragédia aconteceu? Da onde surgiram tantas imagens daqueles acontecimentos terríveis? Ao invés de saírem transmitindo alarmes e tentarem resgatar as vítimas, o que fizeram? Filmaram as ondas no meio do mar!!! NO MEIO DO MAR! O que vocês pretendiam, afinal de contas? Avisar aos peixes sobre a tsunami?

Bom... temos, agora, a seguinte situação: há dez anos atrás, quando essa história de “tsunami” começou a ser propagada neste mundo — porque até então ninguém fazia a mínima idéia que esse fenômeno “natural” pudesse existir —, ninguém se importava porque os atingidos eram as pessoas dos “países emergentes” (eufemismo criado pelos países ricos para se referirem aos países pobres), os quais na concepção deles, já que eram porcos mesmo, que perdessem suas almas! Ninguém ligava... Basta analisar a “ajuda” prestada pelos “países ricos” ao Haiti depois do terremoto ocorrido no início do ano passado.
Agora, meus caros, a conversa mudou. Não foi um país emergente que foi atingido pela catástrofe. Foi um do eixo mais abastado. E o que farão agora? Os “Escarros Unidos da América” continuarão a cuspir no Tratado de Kyoto com sua posição tão irredutível quanto ignominiosa a respeito da redução de emissão de gases tóxicos? A “Urinão Européia” vai continuar a  mijar sobre os tratados ecológicos que assina, promovendo uma vida sustentável de fachada? O próprio Japão, com todo o seu “conhecimento milenar”, terá ainda a pachorra de continuar a motivar consumo e lucro desenfreados depois de um saldo, até agora, de quase 3 mil mortos e um prejuízo que beira aos 350 bilhões de dólares?

Eu tenho um apelo desesperado a fazer: PARE! PARE AGORA! REVEJA SUAS CONCEPÇÕES E PENSE NO QUE PODE AINDA ACONTECER. ESQUEÇA SEU TRABALHO, ESQUEÇA SUAS CONTAS, ESQUEÇA SEU DINHEIRO! APENAS POR 10 MINUTOS... SÓ 10 MINUTOS! PENSE SOBRE SEU ESTILO DE VIDA, PENSE SOBRE O QUE VOCÊ QUER PARA SUA VIDA. AGORA PENSE NO FUTURO, NOS ACONTECIMENTOS DESSES DOIS ÚLTIMOS ANOS E TENTE IMAGINAR SE HÁ POSSIBILIDADE DE FUTURO PARA AS COISAS QUE VOCÊ QUER, DA MANEIRA COMO VOCÊ QUER, SEM QUE ESSE MUNDO SEJA COMPLETAMENTE DESTRUÍDO. O DINHEIRO PODE COMPRAR TUDO DO BOM E DO MELHOR... MAS QUE ADIANTA TER DINHEIRO SE ELE NÃO É CAPAZ DE COMPRAR UM MUNDO PARA QUE VOCÊ DESFRUTE DO BOM E DO MELHOR? PARA QUE SERVE O DINHEIRO ENTÃO? PARA QUE SERVE PRODUZIR TANTAS INOVAÇÕES SE NÃO SABEMOS NEM O QUE FAZER COM A IMUNDÍCIE QUE SAI DE DENTRO DE NÓS MESMOS?

Se você nunca pensou sobre essas coisas, se você nunca empreendeu uma reflexão dessa profundidade, saiba você que há pessoas que pensam nelas por você. Enquanto você pensa na sua satisfação e bem estar vazios, o seu destino é cuidadosamente traçado por políticos e donos de empresas. Você acha que manda na sua vida? Ou pensa que é livre? Dê uma olhada no que sobrou do Japão e você vai conhecer uma ínfima porção da liberdade que os poderosos te reservam ou da liberdade que você mesmo guarda para você se continuar com seu estilo de vida fútil.

Isso me lembra uma das falas do Joker, em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”:

“[...] Oh, and you know the thing about chaos? It’s fair”.

 A tradução brasileira ficou “[...] Ah, e você sabe qual a chave para o caos? É o medo”... RIDÍCULA! O correto é:

“[...] Oh, e você sabe de uma coisa sobre o caos? Ele é justo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário